(Olha esse brilho, bb)

Olá chuchus!

Já faz um tempo que vejo blogueiras cacheadas e até mesmo lisas, falando sobre a umectação capilar. Mas, até então eu nunca tinha testado no meu cabelo. Se você quer está lendo isso e não tem muita noção do que seja, vou explicar tudo aqui em baixo.

O que umectação capilar?
A umectação nada mais é que uma maneira de nutrir o cabelo com óleos vegetais. As meninas que fazem ou pretendem fazer cronograma capilar, com certeza já se depararam com essa etapa ou pelo menos ouviram falar. Para as cacheadas a umectação é um método de nutrição muito bom para o cabelo, pois, nossos cabelos são naturalmente ressecados. Até temos oleosidade na raiz capilar, o problema é que as ondas dificultam a oleosidade de percorrer o comprimento dos cabelos e chegar nas pontas. Sendo assim, a umectação pode ser uma forte aliada, para suprir essa "falta"de oleosidade no comprimento do cabelo.

Como é o processo de umectação?
Bom, eu conheço dois métodos. Um você passa o óleo vegetal em todo o comprimento capilar a noite, e dorme, deixando o óleo agir durante a noite. No dia seguinte é só lavar e finalizar o cabelo normalmente. E o outro método é passar o óleo da mesma forma, só que em vez de deixar agir durante a noite, você deixa agir durante alguns minutos como a gente faz com máscara de hidratação.
OBS: é indicado passar antes de lavar o cabelo, ou seja, no cabelo sujo, pois, diferente da hidratação a umectação não precisa que a cutícula do fio seja aberta. A função dos óleos é selar os fios e manter a hidratação, não entrar no fios.

Quais óleos posso usar?
Óleos vegetais. Não é indicado usar óleo de soja, que no caso é o óleo de cozinha, pois, além de não ser um óleo vegetal ele gruda no cabelo. Ou seja, vai gerar uma oleosidade em excesso e você não vai conseguir se livrar tão cedo disso.
Os óleos que são indicados e entram na família dos óleos vegetais são: azeite de oliva extra virgem, óleos de amêndoas doce, óleo de rícino, óleo de coco e óleo de abacate. Depois eu posso fazer um post especial, explicando qual o função de cada óleo.

Bom, é isso espero que vocês tenham gostado e que tenha ficado bem explicativo. Esse post foi mais um papo de amiga, com umas dicas legais. Me contem se já fizeram umectação e como ficou o cabelo de vocês.

Um beijo da Jujuba e até o próximo post.









5 Comentários

  1. Que post interessante, gostei muito do seu blog, parabéns. tenha uma boa sexta feira. abraços.

    http://nintudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei. Quero nutrir o meu cabelo dessa forma, vou experimentar também.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz uma vez. Achei interessante e quero experimentar mais vezes. Fiz com o extra virgem. :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Jú, tudo bem?
    Amei a dica! Sempre faço e super recomendo. O óleo que melhor funcionou no meu cabelo foi o de coco.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem??
    Já ouvi muitas pessoas falando mesmo, mas não sabia o que era e agora to sabendo kkkkkkk, achei bem interessante e quero testar!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=am6dsD2wNN8

    ResponderExcluir

Olá galera comentem o que acharam do poste, e não se esqueçam de deixar o link do blog de vocês. Beijos da Jujuba!