Olá chuchus!

Faz algumas semana que eu não faço resenhas literárias aqui no blog, porque não estava conseguindo ler muitos livros. Mas, consegui terminar essa semana um muito legal da série Fala Sério de uma das minhas autoras favoritas, inclusive já falei dela várias vezes aqui, Thalita Rebouças.

A série Fala Sério é dividida em vários livros contando a história da mesma personagem, a Maria de Lourdes, ou Malu, como ela prefere ser chavada. Os livros não contem histórias continuas, são crônicas que mudam de acordo com a idade da personagem, ou seja, cada capítulo é uma idade diferente.

Dentro desse formato a Thalita criou vários fala sérios, como o mãe, pai, irmão, irmã, professor, amor e amiga (acho que são esses, posso ter esquecido algum). Inclusive já escrevi resenha do Fala Sério Mãe aqui. Tem também o Fala Sério Filha, que ainda não li, mas acredito que seja narrado pela mãe da Malu, Angela Cristina.

Agora que vocês já entenderam como funcionam os livros, caso não soubessem, bora lá para a resenha de Fala Sério Professor.

Apesar de ter alguns livros dessa série eu só consegui ler o Fala Sério Mãe e o Fala Sério Professor, o primeiro que li da série, achei engraçadíssimo. Na verdade os dois que li são muito engraçados, mas o Fala Sério Mãe para mim foi mais um livro para me divertir não senti uma identificação, como senti ao ler o Fala Sério Professor.

As crônicas continuaram bem humoradas, você dá boas risadas (dica: não leia em locais públicos se não quiser passar vergonha). Apesar do livro ser dividido em crônicas, a Thalita faz ligações entre as histórias dos livros, como se a personagem lembrasse daquele momento. O legal disso é que apesar de não ser uma história corrente, você liga os pontos da vida da personagem tornando ela uma história contínua.

Me identifiquei com várias partes do livro, pois, me fez lembrar da época da escola. Atitudes que eu tinha na escola, inclusive acho que eu e a Malu somos alunas muito parecidas (risos). Também tem algumas atitudes digamos que clichês que geralmente os professores tem, que me fez pensar em vários professores que já tive na vida.

Me contem se já leram o Fala Sério Professor ou algum livro da série.

Um beijo da Jujuba e até o próximo post.


Deixe um comentário

Olá galera comentem o que acharam do poste, e não se esqueçam de deixar o link do blog de vocês. Beijos da Jujuba!